Dúvidas Frequentes

Conhecendo a Embolacha

  • O que é? A Embolacha é a sua ferramenta para trasnformar boas ideias em realidade. Ela funciona como uma interface nova entre artistas e público. Através da nossa plataforma, o artista realiza seus projetos em música de maneira colaborativa, com a contribuição financeira do público.
  • Como funciona?1. O artista tem uma boa ideia em música.
    2. Ele calcula quando vai precisar, define o prazo de captação (entre 30 e 60 dias) e inscreve seu projeto na plataforma.
    3. Uma vez aprovado, o projeto é publicado no site e o artista aciona a sua rede de contatos, convidando os amigos, familiares e conhecidos para participar.
    4. O público compra essa ideia e recebe em troca recompensas exclusivas que variam de acordo com a contribuição dada.
    5. Se o objetivo for atingido ou superado dentro do prazo estipulado, o projeto é bem sucedido e o artista recebe o dinheiro, deduzida a taxa de 15% da plataforma.
    6. Se o objetivo não for atingido dentro do prazo determinado, os participantes não pagam nada e o projeto é cancelado.
  • Por que funciona? Nós acreditamos numa ideia muito simples: grupos de pessoas colaborando com pequenas quantias podem juntar dinheiro suficiente para transformar bons projetos em realidade.
    É tão comum ver bons projetos que não saem do papel por falta de patrocinador quanto artistas com ideias incríveis guardadas na gaveta. Do mesmo modo vemos o público ansioso por participar e ter acesso a produtos e experiências únicas. Juntos podemos fazer a música acontecer!
  • O que o público ganha com isso? Contribuir com um projeto na Embolacha não é como comprar um produto. O público tem em suas mãos a chance participar ativamente e ajudar a desenhar a cena da produção musical brasileira. Em troca da contribuição financeira o artista ainda oferece recompensas criativas que podem ser produtos exclusivos e experiências diferentes que só quem ajudou vai ter acesso!
  • É tudo ou nada? Isso mesmo, na Embolacha um projeto só tem sucesso quando o valor total pedido pelo artista é alcançado dentro do prazo indicado. Caso isso não aconteça, o projeto é cancelado e nada é cobrado de ninguém. O sistema tudo ou nada reduz os riscos para artistas e público, já que os projetos só serão realizados se obtiverem os recursos necessários.
  • Então não tem dor de cabeça depois? Nada de cobrar do participante antes de ter certeza que o projeto está valendo! Aqui ninguém fica preocupado em receber seu dinheiro de volta, apenas quando o valor total pedido é alcançado, o dinheiro prometido pelo público é debitado do seu cartão de crédito.
  • O que faz da Embolacha uma ferramenta especial? A Embolacha foi pensada e desenvolvida por pessoas que trabalham e respiram música. Além de apaixonada por música, nossa equipe está diretamente envolvida com a produção de discos nacionais, shows de artistas nacionais e internacionais e agenciamento de artistas e bandas independentes. Nossa plataforma é resultado da experiência adquirida em 10 anos no mercado musical e da certeza de que novos caminhos para a música são necessários e viáveis.
  • E como a Embolacha ganha dinheiro? Nossa comissão é de 15%. Quando um projeto é bem sucedido, o dinheiro arrecadado, menos a nossa comissão, é repassado ao responsável pelo projeto. A Embolacha fica com 15% do valor total como taxa de administração. TODOS os custos com impostos, cartões de crédito e transações bancárias já estão incluídos nessa taxa.

Criando um projeto

  • Quem pode criar um projeto?Qualquer pessoa pode inscrever seu projeto na Embolacha. No entanto, para criar um projeto é necessário indicar um responsável. Você pode escolher entre indicar uma pessoa física ou empresa. No caso de pessoa física, ela deve ser maior de 18 anos, de nacionalidade brasileira ou naturalizada. Para pessoas jurídicas a exigência é que a empresa inscrita tenha atividade compatível com o projeto e com a temática cultural.
  • Mas eu não sou artista! Só artistas podem participar?Artista pra gente é todo mundo que está envolvido na cadeia produtiva da música, que participa da criação dessa arte. Aqui não tem distinção entre compositores, pequenas empresas, músicos, bandas, produtores de shows, fotógrafos, estúdios, roadies, pequenos selos, coletivos, empresários… Se você trabalha com a arte da música, a Embolacha é o seu lugar.
  • Que tipos de projetos podem ser inscritos? A Embolacha está interessada em construir novos caminhos para o mercado musical. Nosso espaço está aberto a projetos criativos que tenham a MÚSICA como principal objeto a ser trabalhado. Vale tudo para fazer a música acontecer. Pode ser um projeto para escrever ou publicar a biografia de um artista, produzir o vídeo clipe de uma banda, promover a turnê de um disco, ajudar na gravação de um DVD ou CD de estréia, custear a fabricação de um CD ou vinil, vale até um projeto para pagar o conserto e pneus novos pra van que leva o artista, a sua banda e todos os equipamentos pros shows em qualquer cidade. Entenda a sua necessidade e dê asas à imaginação.
    Se você acha que tem uma boa ideia, mas não sabe muito bem se ela se enquadra na situação acima, mande uma mensagem pra gente conversar melhor sobre ela. Nosso negócio é ajudar a tirar a sua ideia do papel!
  • Custa alguma coisa para inscrever um projeto na Embolacha? Não, a participação na plataforma é gratuita. Cobramos uma taxa de administração de 15% dos projetos bem sucedidos. Nessa porcentagem estão incluídos TODOS os custos e taxas decorrentes das transações bancárias e do pagamento com cartão de crédito. Se você esta pesquisando outros sites de incentivo colaborativo, fique atento a possíveis taxas e outros custos que possam estar escondidos na transação. Nossa política é clara: todo o dinheiro arrecadado, menos a taxa de 15%, vai para o seu bolso.
  • Qual o valor mínimo e o máximo que posso pedir? O valor mínimo para a inscrição de um projeto na Embolacha é de R$3.000,00 e não tem valor máximo estipulado. No entanto, foque no que você realmente precisa para fazer a sua ideia acontecer e peça somente o necessário. No esquema de tudo ou nada o essencial é garantir o mínimo.
  • Por que existe um valor mínimo para projetos? A Embolacha é uma ferramenta de financiamento colaborativo que permite a você ampliar a sua rede de contribuição e facilitar as coisas para isso. Esse valor mínimo garante a viabilidade do projeto com um número já pequeno de pessoas. Vários custos estão envolvidos nesse processo, como taxas de cartão de crédito, tarifas bancárias e impostos, todos eles estão dentro da nossa taxa de 15%. Se você precisa de pouco dinheiro, talvez você não precise de uma ferramenta como a nossa para tirar a sua idéia do papel.
  • Tem valor mínimo e máximo para as recompensas? Foi definido apenas um valor mínimo de R$20,00 para a primeira recompensa, não tem valor máximo.
  • O que pode ser oferecido como recompensa? As recompensas são uma maneira divertida de você retribuir a participação do público. Para cada faixa de contribuição você deve oferecer uma recompensa criativa que pode ser um produto exclusivo, uma experiência inusitada, um serviço diferente e muito mais. Seja criativo, produtos exclusivos e experiências interessantes aumentam as suas chances de sucesso.
  • Como consigo as informações dos apoiadores para entregar as recompensas? Se o seu projeto for bem sucedido, você receberá uma lista dos apoiadores com nome, e-mail, valor da contribuição e recompensa que devem receber. É sua responsabilidade entrar em contato com eles para obter as informações necessárias para a entrega/realização das recompensas (endereço, tamanho, data, etc.).
  • Quem é responsável pela entrega das recompensas? O dono do projeto. A Embolacha é apenas uma facilitadora e não se responsabiliza pela fabricação, produção, execução ou entrega das recompensas.
  • Todo projeto enviado vai para o site? Não, os projetos são avaliados pela equipe Embolacha antes de serem aprovados. O envio do formulário de inscrição não garante a sua participação. Envie seu projeto e aguarde nosso contato.
  • O que acontece depois que enviei meu projeto? Seu projeto será avaliado pela nossa equipe.
    Se for aprovado na primeira etapa, você receberá o link para enviar a foto, o vídeo e completar a inscrição. Depois disso seu projeto é publicado no site e começa a fase de captação.
    Caso não seja aprovado, você receberá dicas para fazer um novo projeto e pode entrar em contato com a gente para tirar dúvidas e pedir ajuda.
  • Por quanto tempo eu terei que esperar pela resposta da Embolacha? A Embolacha é um site novo e talvez as coisas levem um pouco mais de tempo nessa fase inicial, mas que acreditamos que a sua resposta não demore mais que 3 dias.
  • Quando os criadores do projeto receberão a grana? Se o projeto for concluído com sucesso, o valor total arrecadado menos a taxa de 15% será creditado em até 40 dias na conta do responsável pelo projeto.
  • Mas o que eu faço até lá? Você não vai ficar esperando a grana bater na conta para iniciar o projeto, né? Durante esse tempo você pode, por exemplo, negociar com os seus fornecedores um pagamento a prazo ou começar alguma etapas que não dependam desse dinheiro. Seja esperto, economize tempo e faça um planejamento inteligente. Quanto mais rápido o seu projeto acontecer e as recompensas forem entregues/realizadas, mais o público ficará satisfeito.
  • Quando envio um projeto ele deixa de ser meu? Não, todo o conteúdo que você enviar continua sendo 100% seu. A Embolacha não tem direito de propriedade sobre o conteúdo gerado por você.
  • O que acontece se um projeto receber mais do que o valor pedido? Isso é ótimo! Projetos que atinjam o valor total pedido antes do prazo indicado continuarão recebendo contribuições até que essa data expire. Se você arrecadar mais do pediu, pode fazer um projeto ainda melhor!
  • Um projeto pode ser apagado da Embolacha? Nós prezamos pela transparência, portanto todos os projetos publicados ficarão disponíveis para visualização no site, bem sucedidos ou não.
  • Posso cancelar meu projeto? Como faço isso? Recomendamos que você evite ao máximo cancelar um projeto que já foi publicado no site, principalmente se alguém já tiver participado dele. Mas, caso seja necessário, você deve enviar um e-mail para cancelamento@embolacha.com.br explicando os motivos do cancelamento para que todos os que já tiverem contribuído sejam informados.
    Atenção, só é possível cancelar um projeto até 10 dias antes do seu prazo final.

Contribuindo com um projeto

  • Como faço para contribuir com um projeto? Contribuir com um projeto é fácil, veja o passo a passo:
    1. Defina com quanto você quer contribuir para a ideia acontecer, digite no campo indicado e clique em “Participar”. Lembre-se de conferir o cardápio de recompensas para saber o que você vai receber em troca do valor escolhido.
    2. Faça o login ou cadastre-se na Embolacha.
    3. Insira os dados de pagamento. Fique tranqüilo (a), esse dinheiro só será debitado do seu cartão se o projeto alcançar o total do valor pedido dentro do prazo indicado.
  • Como funciona a operação de pagamento? Todas as operações precisam ser feitas através de um cartão de credito válido no território nacional e são intermediadas pelo iPagare, um sistema de pagamento on line totalmente seguro.
  • É seguro usar meu cartão de crédito na Embolacha?Sim, todas as transações são extremamente seguras, nossa plataforma não armazena os dados do seu cartão de crédito. Todas as transações financeiras são realizadas através do iPagare, especialista em soluções para o comércio eletrônico.
  • E o que é o iPagare?O iPagare é um gateway de pagamento online da IDEA Tecnologia, empresa fundada em 2002 por profissionais de Tecnologia da Informação formados pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). http://www.ipagare.com.br/
  • Quando o dinheiro será cobrado no meu cartão de crédito? Diferente dos outros sites disponíveis, na Embolacha o público não paga à toa. Apenas quando o valor total é alcançado dentro do prazo determinado, a contribuição do participante é debitada do seu cartão de crédito . Caso não alcance o total pedido, o projeto é cancelado e nada será cobrado.
    Fique atento, o dinheiro prometido por você será cobrado no cartão informado, se o total pedido for alcançado, assim que o projeto escolhido atingir o seu prazo final.
  • Então meu cartão só é cobrado se o projeto for bem sucedido? Sim, se um projeto não atinge o valor total pedido dentro do prazo, ele é cancelado e ninguém paga nada.
  • Posso mudar de idéia e cancelar a minha participação em um projeto? Você não vai deixar o seu artista na mão, vai?
    Mas sim, caso mude de idéia você pode cancelar a sua contribuição até o prazo final indicado para o encerramento do projeto. Uma vez que o valor total for atingido e o projeto encerrado, todas as transações serão confirmadas e você não poderá mais cancelar a sua participação.
  • Como faço para cancelar uma contribuição? Para cancelar ou alterar a sua contribuição em algum projeto que ainda está em andamento entre em contato com a gente pelo e-mail cancelamento@embolacha.com.br e informe o código de pagamento.
  • Se o projeto for concluído com sucesso, como faço para receber a minha recompensa? Assim que o projeto é encerrado, o artista entra em contato com você por e-mail para solicitar qualquer informação que precise para a entrega da sua recompensa (endereço, tamanho, etc). A recompensa é oferecida pelo artista e de responsabilidade dele.
  • Quais informações o criador do projeto vai receber se eu apoiar seu projeto? Ele saberá o seu nome de usuário, o valor com que você contribuiu e qual recompensa selecionou. Se o projeto for bem sucedido, ele também receberá o endereço de e-mail indicado no seu cadastro para entrar em contato com você e providenciar a entrega das recompensas.
  • Eu vou receber alguma mensagem quando acabar o prazo dos projetos que apoiei? Sim, quando acabar o prazo final do projeto que você apoiou, você receberá um e-mail avisando se a sua contribuição foi debitada ou cancelada.
  • Em quanto tempo vou receber a minha recompensa?Os prazos de execução do projeto e entrega das recompensas podem variar muito de projeto para projeto, portanto, assim que o projeto for bem sucedido, iremos repassar seu e-mail ao criador para que ele entre em contato com você e combine os termos da entrega.