André Tandeta – “Samba na Bateria – Coordenação e Leitura”

  • Descrição
  • Comentários
  • Participantes

3_aulas

Samba na Bateria –Coordenação e Leitura , foi escrito por mim entre os anos de 1996 e 1997. Caracterizava-se a princípio como um pequeno livro de exercícios de coordenação e leitura utilizando a linguagem do samba, em um formato artesanal, quase uma apostila. Teve uma boa aceitação, tanto por bateristas profissionais, experientes e professores, quanto por estudantes do instrumento. Durante anos e com inúmeros alunos eu usei o livro, obtendo resultados muito bons. Eu mesmo muito me beneficiei da pratica regular e constante desse material . É o meu principal foco de estudo.

Samba na Bateria- Coordenação e Leitura apresenta um original método didático para o estudo da bateria, criado com base em pesquisas com a linguagem rítmica do samba desenvolvidas ao longo da minha carreira de baterista profissional. O material foi desenvolvido a partir de maneiras de tocar o samba na bateria utilizadas por vários dos expoentes da bateria no Brasil ,de varias épocas, e em frases musicais pesquisadas na linguagem rítmica do samba em vários instrumentos, principalmente os de percussão. Combinei esses conhecimentos como um método didático . Assim criei um sistema para aplicá-los ao estudo de técnica, coordenação e leitura musical para bateria.

tandeta6

Sempre fui muito incentivado por alguns amigos bateristas, principalmente Renato Massa e Claudio Infante, a divulgar o livro e procurar lança-lo em uma edição mais aprimorada. Além disso, com o passar do tempo fui desenvolvendo novas formas de estudar o material do livro. Então esse ano resolvi reescreve-lo , melhorando a apresentação dos tópicos que já existiam e ampliando o conteúdo, com o acréscimo de um novo material , dentro do mesmo assunto.

E seguindo os conselhos do Massa e do Claudinho fui em frente na decisão de fazer uma edição do livro que estivesse a altura do conteúdo dele.
Resolvi criar uma campanha de financiamento coletivo (crowdfunding) onde pretendo levantar os recursos necessários para uma edição profissional e definitiva do meu trabalho.

Andre Tandeta nascido no Rio de Janeiro em 28 /10 / 1957.

Começou a tocar bateria aos 11 anos de idade tendo se profissionalizado aos 18 anos. Estudou bateria com os professores Pascoal Meireles , Chumbinho, Rubens Barssotti e percussão sinfônica com Rodolfo Cardoso .

Bacharel em Musica Popular Brasileira pela UNIRIO-2004. Ja tocou e/ou gravou com: Wilson Das Neves, Nana Caymmi, Ivan Lins, João Bosco, Boca Livre, Zé Renato, Marcio Montarroyos, Victor Biglione, Ricardo Silveira, Wagner Tiso, Maria Bethania, Gal Costa, Francis Hime, Nelson Cavaquinho, Mauro Senise, Jards Macalé, Tania Alves e muitos outros .

Participou como baterista das peças teatrais “Hair”(1978) , em São Paulo e “O Rei De Ramos” , de Dias Gomes, com musica de Francis Hime e Chico Buarque(1979) no Rio.

Participou como instrumentista de inúmeras gravações para trilhas sonoras de filmes, publicidade, peças de teatro , novelas e programas de televisão.

Atua como professor de bateria desde 1985, tendo tido nesse período mais de 300 alunos particulares. Tem um trabalho de aplicação da linguagem do samba para estudos de coordenação e leitura na bateria. Trabalhou como produtor executivo dos dois mais recentes CDs de Wilson Das Neves, “Pra Gente Fazer Mais Um Samba” (2010) e “Se Me Chamar, O Sorte!”(2013).

Ambos ganharam o Premio da Musica Brasileira na categoria de “Melhor disco de Samba” dos respectivos anos. Participou da bateria da Escola De Samba Império Serrano por 3 anos.

O livro/método existe desde 199. Teve boa aceitação desde o inicio e mesmo sendo uma edição artesanal , muitos bateristas no Brasil e até no exterior compraram e os comentários foram sempre excelentes.


O livro foi todo reescrito , ficou mais organizado e com mais conteúdo. Novos tópicos e mais exercícios.


Participantes (29)

  1. Julio Falavigna 
    3 semana%s em %s. atrás
  2. Marcelo Castro da Costa 
    4 semana%s em %s. atrás
  3. Fabio Iarede 
    4 semana%s em %s. atrás
  4. PAULO SÉRGIO SILVA FIALHO 
    1 mês atrás
  5. PAULO SÉRGIO SILVA FIALHO 
    1 mês atrás
  6. PAULO SÉRGIO SILVA FIALHO 
    1 mês atrás
  7. PAULO SÉRGIO SILVA FIALHO 
    1 mês atrás
  8. Marina de Madureira Pará 
    1 mês atrás
  9. ricardo galhardo 
    2 mês%s em %s. atrás
  10. Jose L. Olivera 
    2 mês%s em %s. atrás
  11. Eduardo Ribeiro 
    2 mês%s em %s. atrás
  12. Pedro Paiva Garcia Sá 
    2 mês%s em %s. atrás
  13. wellington cardoso 
    3 mês%s em %s. atrás
  14. Leandro Barsalini 
    4 mês%s em %s. atrás
  15. Claudio Tchernev 
    4 mês%s em %s. atrás
  16. Thomas Salgado Harres 
    4 mês%s em %s. atrás
  17. LEANDRO BRANDAO 
    4 mês%s em %s. atrás
  18. Pedro Fonte 
    4 mês%s em %s. atrás
  19. Andre Obermuller C da Silva 
    4 mês%s em %s. atrás
  20. Pedro Rubin Costa 
    4 mês%s em %s. atrás
  21. Marcelo Salles 
    4 mês%s em %s. atrás
  22. Felipe Drago 
    4 mês%s em %s. atrás
  23. Felipe Drago 
    4 mês%s em %s. atrás
  24. Cássio Cunha 
    4 mês%s em %s. atrás
  25. Marilia Tandeta 
    4 mês%s em %s. atrás
  26. Marilia Tandeta 
    4 mês%s em %s. atrás
  27. Marilia Tandeta 
    4 mês%s em %s. atrás
  28. Marilia Tandeta 
    4 mês%s em %s. atrás
  29. Marilia Tandeta 
    4 mês%s em %s. atrás

Este é um site único, que vai exigir um navegador mais moderno para o funcionar!

Por favor, atualize hoje!